Ganesha e o seu simbolismo!

Ganesha na religião Hindu, é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna.

Ganesha é o primeiro filho de Shiva, o Deus máximo, destruidor e regenerador, e de Parvati, a Deus mãe. Logo, sendo herdeiro dessas duas divindades poderosas, Ele é possuidor da lógica e inteligência. Assim, considerado aquele que abre os caminhos e nos guia para o melhor.

Por ser o Deus da sabedoria, inteligência bem como aprendizado e fortuna, Ganesha se consiste no primeiro chakra, o Muladhara. Ele está localizado na direção da base da coluna e nele se encontra a força divina, desta forma Ganesha reside em cada pessoa. Portanto ele nos mantém no chão bem como em contato com o mundo espiritual, além de estimular nossas vidas.

Simbologia

  • Cabeça de elefante: representa a grande sabedoria e intelecto;
  • Grande barriga: simboliza a paciência e a capacidade de digerir o bem e o mau ao longo da vida;
  • Única presa: Ganesha tem apenas uma das presas, pois a outra foi quebrada, Este símbolo representa a ideia dos sacrifícios que devem ser feitos para se atingir a felicidade;
  • Rato: este é o meio de transporte do Ganesha (vahana), que também representa a sabedoria, talento e inteligência, no sentido de investigar minuciosamente um assunto considerado difícil.

Também conhecido como o “Destruidor dos Obstáculos” (Vinayaka), Ganesha é considerado o símbolo máximo da consciência lógica.

O seu mantra é um dos mais populares na mitologia hindu, pois Ganesha é descrito como o “som primordial” (Om), conhecido também como Omkara ou Aumkara.

Por este motivo, o mantra Om Gam Ganapataye Namah (“eu Te saúdo, Senhor das tropas”) é um dos mais utilizados e conhecidos mundialmente. Na língua tâmil a sílaba om é considerada sagrada e remete justamente à cabeça do deus Ganesha.

Espero que tenha gostado deste artigo, quando necessitar de ajuda em alguma àrea da sua vida, consulte-me. smiley

Continuação de um dia muito feliz!

Valentina 

 

Tarologos Online utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação Saiba mais »